HISTÓRIA DO UFC- O Ultimate Fighting Championship (UFC), foi uma invenção de RorionGracie, especialista no jiu-jitsu brasileiro, e de Arthur Davie, publicitário. Gracie queria promover a escola de artes marciais sua família, centrada em técnicas voltadas para lutas verdadeiras e que descartava as mais indicadas para exibições ou demonstrações de estilo.Antes de se dedicar ao UFC, a família Gracie se tornou legendária por "O Desafio de Gracie",umconvite aberto aos especialistas de qualquer técnica de luta para enfrentarem, numa lutareal, um membro da família Gracie ou um dos estudantes de seus cursos.
Davie lançou a idéia de um torneio de artes marciais no grupo de entretenimento Semaphore (Semaphore Entertainment Group - SEG) onde se enfrentariam lutadores de diferentes disciplinas de artes marciais, para determinarem qual melhor estilo de luta, e segundo relatos um participante deste evento citou o evento como vale-tudo, então a partir daí surgiu o (The Ultimate Fighting Championship)". Em 12 de novembro de 1993, o SEG grupo de entretenimento Semaphore (Semaphore Entertainment Group - SEG) estreou o primeiro evento de UFC. Mais tarde, o evento seria conhecido como UFC 1.
O evento era organizado como um torneio (a maioria dos primeiros eventos de UFC seguiam esse padrão). O vencedor de uma luta era deslocado pela regra do torneio para enfrentar outro competidor. Davie designou alguns lutadores como alternativas, caso alguém ficasse incapacitado de continuar. O torneio apresentava mestres em caratê, boxe tailandês (kickboxing), boxe, jiu-jitsu e até mesmo em luta-livre de sumô. Royce Gracie, o irmão mais novo de Rorion, acabou vencendo o torneio depois que prendeu Gerard Gordeau com um mata-leão no embate final.
O evento foi um sucesso e o SEG imediatamente planejou novos torneios. O SEG resolveu conservar o nome Ultimate Fighting Championship e designou quase todos os eventos futuros seqüencialmente (UFC 2, UFC 3, etc).
No começo, o UFC tinha eventos nos estados americanos que não possuíam comissões atléticas, tendo em vista evitar as regulamentações. Também não havia juízes. Mesmo depois da chegada dos juízes aos eventos, continuava a falta de parâmetros claros para julgamento de uma luta. Os juízes não podiam parar a luta, deveriam apenas se assegurar de que as poucas regras existentes fossem seguidas e testemunhar as desistências. Felizmente, o UFC deu autoridade aos juízes para interromper as lutas depois dos primeiros eventos.
Exceto pelo UFC 9, que apresentou uma série de lutas isoladas, todos os eventos do UFC desenvolviam-se como torneios até o UFC 18. Desse momento em diante, com exceção do UFC 23, todos os eventos passaram a apresentar lutas isoladas, os lutadores não precisavam mais se preocupar com várias lutas em uma mesma noite.
De acordo com Dana White, a evolução do UFC foi aleatória, pois nunca foi intencional. "Aquele espetáculo, o primeiro Ultimate Fighting Championship, deveria ter sido o único. Entretanto, foi tão compensador no pay-per-view que decidiram fazer outro, e depois mais outro. Nunca, nem em um milhão de anos, pensavam estar criando um esporte".
Gradualmente, o UFC introduziu mais regras e restrições, tanto para apaziguar os críticos como para modelar as artes marciais mistas ao formato de legítimo esporte. Infelizmente, nessa época, o SEG estava passando por dificuldades financeiras. Do UFC 23 ao UFC 29 o SEG ficou ameaçado de falência. Como resultado, o SEG não pôde mais arcar com o lançamento dos eventos em vídeos caseiros.
O UFC HOJE- Foi em 2001 que aconteceu o primeiro evento de UFC promovido pela Zuffa; o UFC 30: a batalha de Boardwalk. O UFC 30 não apenas reviveu o retorno da ampla cobertura de um pay-per-view maior, como também a volta da produção dos vídeos caseiros. Desde o evento, Dana White se concentrou em aumentar a popularidade do UFC e de camuflar sua imagem historicamente brutal. O Sr. White mostra que, "No final das contas, esses rapazes não são tão aterrorizantes como pareciam ser antes. Todos são ótimas pessoas. Vêm aqui para competir, para descobrir quem é o melhor lutador do mundo".Por fim concluo que este espetáculo vem crescendo dia a dia e cada vez mais mobiliza grande parte dos telespectadores a nível mundial, anteriormente o que só se via em canais pagos de TV hoje podem ser assistidos em TVs abertas se tornando ainda mais forte no mundo, o UFC está crescendo muito e irá crescer ainda mais.
Esse plano de fundo tá ótimo! hahaha.
ResponderExcluirMuito bom, parabéns!