segunda-feira, 21 de maio de 2012

Judô brasileiro nos Jogos Olímpicos


            A seleção brasileira de judô é respeitada nacionalmente e internacionalmente, sendo uma das modalidades olímpicas mais vitoriosas do país. O talento e os resultados dos atletas desde as categorias de base até a equipe olímpica são o cartão de visita da modalidade para adversários, torcedores, imprensa e patrocinadores.
O processo seletivo para integrar delegações oficiais do Brasil em campeonatos como amistosos e desafios internacionais, Sul-Americanos, Pan-Americanos, Mundial, Jogos Olímpicos em categorias de idade e peso variadas, leva em consideração critérios pré-estabelecido pela CBJ e as respectivas comissões técnicas. O investimento na preparação dos atletas não está restrito apenas a treinamentos e participação em torneios. Há acompanhamento da equipe por técnicos, preparadores físicos, médicos, fisioterapeuta, nutricionistas, psicólogos, massagistas, estrategistas, entre outros, no que constitui uma comissão técnica multidisciplinar pronta para atender qualquer demanda e atingir a melhor performance.
No Pan, o Brasil deu um show com nove medalhas de ouro, algumas esperadas como as de Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar e outras surpreendentes como as de Maria Portela        ede Renan Nunes, já de olho em 2016. Brasil fechou o ciclo com dois atletas na liderança do ranking mundial: Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar. Sarah Menezes chega a Londres como cabeça de chave número dois. Erika Miranda, Rafaela Silva, Leandro Cunha e Rafael Silva também estão entre os quatro melhores. Ou seja, se o ranking mundial desse medalhas, o Brasil teria dois ouros, uma prata e quatro bronzes, o que seria um resultado simplesmenteespetacular. Em Londres, três atletas chegam como muito favoritos ao pódio. Sarah, Mayra e Leandro Guilheiro, todos medalhistas em praticamente todas as grandes competições do ciclo. Com regularidade incrível, será uma surpresa se não subirem ao pódio.
Outros quatro atletas chegam candidatos fortíssimos ao pódio. Rafael Silva vive uma fase iluminada, Rafaela Silva e Leandro Cunha são atuais vice campeões mundiais e Tiago Camilo, apesar de não ter subido ao pódio em algumas competições importantes, é experiente e está em busca da terceira medalha olímpica.

MEDALHAS EM JOGOS OLÍMPICOS

15 MEDALHAS 2 OUROS / 3 PRATAS / 10 BRONZES
1972 (Munique/GER): Chiaki Ishii (-93kg, bronze)
1984 (Los Angeles/USA): Douglas Vieira (-95kg, prata), Walter Carmona (-86kg, bronze) e Luís Onmura (-71kg, bronze)
1988 (Seul/KOR): Aurélio Miguel (-95kg, ouro)
1992 (Barcelona/ESP): Rogério Sampaio (-65kg, ouro)
1996 (Atlanta/USA): Aurélio Miguel (-95kg, bronze) e Henrique Guimarães (-65kg, bronze)
2000 (Sydney/AUS): Tiago Camilo (-73kg, prata) e Carlos Honorato (-90kg, prata)
2004 (Atenas/GRE): Leandro Guilheiro (-73kg, bronze) e Flávio Canto (-81kg, bronze)
2008 (Pequim/CHN): Ketleyn Quadros (-57kg, bronze), Leandro Guilheiro (-73kg, bronze) e Tiago Camilo (-81kg, bronze)


Equipe olímpica de Judô Londres 2012


Referências:
*  http://cbj.dominiotemporario.com/2011app/site/index.php
* http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/judo-jogos-olimpicos.htm
* http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/judo/judo-3.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário